Receitas

Erva cidreira

Erva Cidreira

Os benefícios do chá de erva-cidreira estão relacionados às propriedades medicinais que esta planta possui. Assim, dentre os principais benefícios, inclui-se:

  1. Melhorar a qualidade do sono;
  2. Aliviar as dores de cabeça;
  3. Combater os gases;
  4. Prevenir distúrbios digestivos;
  5. Aliviar as cólicas menstruais e intestinais;
  6. Prevenir distúrbios renais;
  7. Promover o alívio da tosse;
  8. Promover o bem-estar e a tranquilidade.

A erva-cidreira, de nome científico Melissa oficinalis, é calmante, diurética e expectorante e, por isso, o chá de erva-cidreira pode ser utilizado como remédio caseiro para acalmar, combater a retenção de líquidos e também é útil para combater o catarro, quando ele é associado ao limão.

Como fazer o chá de erva-cidreira

Para fazer o chá de erva-cidreira é aconselhado usar somente as suas folhas, tanto secas como frescas, pois é a parte da planta que contém todas as propriedades benéficas para a saúde.

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de folhas de erva-cidreira
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

Adicione as folhas de erva-cidreira à água fervente e deixe repousar por alguns minutos, devidamente tapado. A seguir, coe e beba de 3 a 4 xícaras deste chá por dia.

Malvas é uma planta que aparece espontâneamente nos nossos terrenos e é considerada como uma erva daninha e invasora.

Esta planta apresenta propriedades emolientes (suavizante da pele e mucosas inflamadas) e laxantes suaves que lubrificam as paredes do intestino. Também contém taninos que têm efeito regenerador dos tecidos, flavonóides e um óleo essencial com acção antibiótica e antioxidante.

É indicada para o tratamento de problemas digestivos (gastrite, azia, úlcera de estômago e duodeno). Melhora o trânsito intestinal e alivia as colites. Para prisão de ventre grave pode-se fazer um clister com o seu chá. Aplica-se ainda em lavagens para inflamações e infecções da pele. Nos problemas respiratórios funciona como anti-inflamatório, facilita a saída da expectoração e suaviza os tecidos irritados.  Usa-se em chá e gargarejos.

Sempre que seja necessário um efeito calmante do aparelho digestivo, urinário ou respiratório as malvas são sempre um bom remédio de acção suavizante. Em forma de gargarejos é muito útil para tratar inflamações da boca e gengivas. Depois de uma longa caminhada um chazinho de malvas ajuda a compensar os efeitos de desidratação.


Para fazer o Chá

Levar um litro de água com uma colher de sopa de folhas picadas de Malva ao lume até ferver. Logo que levante fervura retire do lume, tape, deixe amornar e coe. Beba duas chávenas de chá por dia.

Created by Jose Marreiros